Especial - Placas-mãe "diferentonas" - Parte 3
top of page
  • Leonardo Ritter

Especial - Placas-mãe "diferentonas" - Parte 3

Atualizado: 19 de mai. de 2022

Outubro é o mês de aniversário do Hardware Central, e para dar uma variada na sequência de artigos, resolvemos listar e explicar equipamentos diferentes do comum, tecnologias fora do comum.

Para ver a parte 1 desta série, CLIQUE AQUI!

Para ver a parte 2 desta série, CLIQUE AQUI!

Em meados de 2009, a fabricante Taiwanesa DFI criou uma placa-mãe um pouco peculiar. Ela vinha com duas plataformas diferentes integradas: um socket LGA775, suportando Intel Celeron, Pentium, Core 2 Duo e Core 2 Quad e um microprocessador Intel Atom com chipset nVidia ION.

A ideia era interessante: utilizar as duas plataformas, sendo uma para manter aplicações básicas (baixar arquivos, ver vídeos, um pequeno servidor de arquivos e coisas leves) e a outra seria destinada para jogos e outras coisas que exigem muito processamento. O objetivo era poupar energia, sendo que o chaveamento entre uma plataforma e outra poderia ser feito com o computador ligado, sem a necessidade de usar um sistema operacional formatado em cada plataforma (mas deveria haver pelo menos um HDD em cada plataforma para armazenar arquivos do usuário).

A placa-mãe se chama DFI Hybrid P45-ION-T2A2 e pode ser vista abaixo:

DFI Hybrid P45-ION-T2A2

Imagem 1 - Placa-mãe DFI Hybrid P45-ION-T2A2


Os dois sistemas compartilham o mesmo Super I/O (utilizam o mesmo barramento LPC).

Para utilizar o Intel Atom desta placa, o usuário deveria comprar pelo menos um módulo de memória RAM DDR2 SODIMM (o mesmo formato utilizado em notebooks). Veja a imagem abaixo:

Imagem 2 - Plataforma Atom exigia pentes de RAM SODIMM


Perceba que, próximo a borda da placa há um conector Molex igual ao utilizado em HDDs IDE. É apenas uma alimentação elétrica extra para o sistema Intel Atom e nVidia ION.

Esta placa também vinha com uma fonte de alimentação parecida com as de notebooks, e poderia ser conectada à um adaptador preso em uma das baias do gabinete. Veja a imagem abaixo:

Imagem 3 - Perceba o conector preto logo abaixo do jumper azul


Agora veja a imagem da fonte montada:

Imagem 4 - Fonte de alimentação extra montada


Abaixo, você vê o sistema Atom e nVidia ION sem o dissipador de calor:

Imagem 5 - Plataforma Atom


A placa também vinha com uma espécie de switch. Um chip de gerenciamento de rede onde pode ser conectado vários cabos Ethernet. O PHY de rede do sistema Atom e o PHY presente na plataforma LGA775 são conectados à este switch. No painel traseiro também há duas portas Ethernet. Com isso, ao trocar de plataforma com o PC ligado, um download em andamento poderia ser transferido de um para o outro (teoricamente), sem problemas de travamentos ou cancelamentos e sem a necessidade de reiniciar. Veja a imagem do switch (circulado em tom azulado) abaixo:

Imagem 6 - Switch RealTek pra chaveamento de rede entre plataformas


Para que tudo funcionasse harmoniosamente, a placa vinha com um pequeno painel de seleção, onde há três botões (veja a utilidade de cada um na lista de especificações abaixo):

Imagem 7 - Painel de botões ligado à placa-mãe


Agora, veja as especificações:

Especificações DFI P45-ION-T2A2

Tabela 1


Veja as características dos dois modelos de chipset nVidia ION, feitos especialmente para Intel Atom:

Tabela 2


O chipset Intel P45 não tem vídeo integrado, apenas o ION tem uma GeForce 9400 integrada com direito a duas portas DVI no painel traseiro, sendo uma delas para entrada de vídeo e outra para saída de vídeo em direção ao monitor.

Para usar a plataforma LGA775, você deverá obrigatoriamente colocar uma placa de vídeo Off Board. Esta placa terá que ter uma interface DVI ligada à entrada de vídeo DVI da placa-mãe, sendo o outro conector DVI da placa-mãe ligado ao monitor. Veja a imagem abaixo para captar a ideia:

Imagem 8 - Gambiarra para funcionamento do vídeo Off-Board


Toda esta parafernalha de switch de rede, duas portas DVI, compartilhamento de Super I/O, compartilhamento das portas USB e um controlador de áudio para cada plataforma constitui um chaveador KVM (Keyboard, Vídeo and Mouse - Teclado, Vídeo e Mouse), ou seja, um dispositivo que permite controlar e interagir com vários computadores ao mesmo tempo sem a necessidade da utilização de vários mouses, monitores e teclados.

Para cobrir todas estas adaptações, a DFI colocava na caixa o pacote completo para fazer esta placa cumprir com o prometido. Veja a imagem abaixo:

Imagem 9 - O pacote completo pra gambi funcionar


A DFI Hybrid P45-ION-T2A2 acabou não vingando. Apesar de trazer benefícios e ser exótica, era um produto caro devido a maior quantidade de peças (era como se fosse duas placas-mãe em apenas uma) e a quantidade de equipamentos extras para fazer tudo funcionar.

Minerar bitcoins virou uma febre pelo mundo, tanto que algumas fabricantes de placas-mãe lançaram modelos exclusivos para isso, colocando vários e vários slots PCI Express para conectar muitas placas de vídeo.

Minerar bitcoins não exige uma alta taxa de transferência entre placa-mãe e placa de vídeo, desta forma as fabricantes optaram por lotar a PCB com slots PCI Express x1. Podemos citar um modelo mais básico direcionado para mineradores: a Biostar TB250 BTC Pro.

Imagem 10 - Biostar TB250 BTC Pro


Veja os vários slots PCIe x1 desta placa.

Mas como colocar várias placas de vídeo enormes em slots tão próximos um do outro? Basta utilizar adaptadores Rizer que ligam o slot x1 via cabo USB 3.0 à outra plataforma com o slot x16 para a placa de vídeo.

Veja um adaptador deste na imagem abaixo:

Imagem 11 - Conjunto Rizer PCIe


Apesar de ser utilizado um cabo USB 3.0, a pinagem e os fios são baseados na interface PCI Express, portanto, não se pode utilizar um adaptador PCIe x1 para USB 3.0 como conector para pendrives e outros dispositivos USB.

Para saber mais sobre o adaptador Rizer PCIe, CLIQUE AQUI!

Outra placa-mãe exclusiva para mineração é a Asus B250 Mining Expert, com suporte para 19 placas de vídeo. Veja a imagem dela abaixo:

Imagem 12 - Asus B250 Mining Expert


Perceba que há 3 conectores ATX de 24 pinos para suprirem a demanda de energia.

Assim como a Biostar TB250 BTC Pro, esta Asus também utiliza um chipset Intel B250 e socket compatível com a sétima geração de processadores da Intel. Lembre-se que é o processador que controla os lanes PCIe nessa arquitetura mais atual. O chipset também possui alguns lanes PCIe, mas são voltados para interfaces secundárias (Bluetooth, GPS, entre outras).

Um modelo mais atual é a Asus H370 Mining Master, com suporte a oitava geração de CPUs Intel, suporte à 20 placas de vídeo e um chipset Intel H370. Veja a imagem abaixo:

Imagem 13 - Asus H370 Mining Master


Perceba que não há mais slots PCIe x1. Não são portas USB 3.0 nativas, mas sim lanes PCIe ligados diretamente aos conectores USB 3.0. Novamente alerto que elas não funcionam como portas USB, apenas utilizam o mesmo conector afim de evitar custos com o desenvolvimento de um novo padrão específico para esta função.

Esta placa já vem com um sistema completo de diagnóstico que verifica o estado da porta (se ela está sendo utilizada, se há algum problema). As portas possuem um código alfanumérico facilitando a identificação e a manutenção da fazenda de mineração.

Você já viu uma placa-mãe com válvulas termoiônicas?

A fabricante de hardware AOpen, no início dos anos 2000, criou uma série de placas-mãe com válvulas nos circuito de áudio, mais especificamente na parte de amplificação. Apesar de ser uma tecnologia extremamente antiga, para alguns audiófilos válvulas termoiônicas tornam o som muito melhor do que os modernos circuitos integrados que fazem tudo por meio de transistores (apesar de alguns dizerem que estas placas valvuladas também tinham um ruído incômodo no som).

Aopen AK86 Tube

Imagem 14 - Válvulas no circuito de amplificação


Procurando muito na internet não achamos os esquemas elétricos desta série de placas, mas conseguimos algumas informações técnicas e o manual de usuário, com algumas informações interessantes sobre estas relíquias.

Talvez o modelo de maior notoriedade desta série seja a AOpen AK86 Tube, com suporte a socket 754, chipsets VIA K8T400M / VT8237 e slots de memória RAM DDR 400. Veja a imagem abaixo:

Imagem 15 - AOpen AK86 Tube


Perceba os conectores extras de alimentação elétrica logo abaixo do chip do BIOS.

Outro modelo interessante é a AOpen AX4B-533 Tube, de 2002, com suporte à processadores Intel de socket mPGA478, chipsets Intel e slots de memória RAM DDR 333:

Imagem 16 - AOpen AX4B-533 Tube


Veja outra imagem da AX4B-533 Tube:

Imagem 17 - AOpen AX4B-533 Tube


Observe o conector de alimentação elétrica extra logo a frente do conector AUX-IN de cor verde.


Temos mais modelos valvulados produzidos pela AOpen:

-> AX4GE-Tube e AX4PE-Tube (CLIQUE AQUI PRA ACESSAR O MANUAL).

-> AX4GE Tube-G e AX4PE Tube-G (CLIQUE AQUI PRA ACESSAR O MANUAL).


Os sufixos PE e GE indicam qual versão do chipset Intel 845 é usada, sendo que as variantes GE apresentam o adaptador gráfico Intel 82845GE. O sufixo G indica a versão sem o chip Promise SATA / ATA133 extra no circuito.

As especificações técnicas da A4XB-533 Tube e da A4XGE Tube-G:

Especificações

Tabela 3


São verdadeiras obras de arte e que infelizmente são raríssimas de se achar.

Estes eram os equipamentos foram do comum que encontrei. Se você souber de mais algum, entre em contato conosco pelo e-mail hardwarecentrallr@gmail.com

Gostou do artigo? Então é só curtir e compartilhar nas redes sociais!

 

FONTES e CRÉDITOS:

Texto e tabelas: Leonardo Ritter

Imagens: Google Imagens

Fontes: TechwareLabs; Hardware.Info; xataka.com; computerbase.de.


Última atualização: 03 de Outubro de 2021.

555 visualizações

O Hardware Central abandonou de vez o Facebook. Não temos mais fanpage e a caixa de comentários que aqui habitava foi chutada pra longe! Não somos Mainstream! Redes socias não combinam com nós! Somos a galera dos livros!

Como também repassamos conteúdo de terceiros, não é justo restringir a cópia! O uso do conteúdo do HC e de toda a internet deve ser livre!

Para relatar erros, incongruências ou sugerir conteúdo, nos chame pelo hardwarecentrallr@gmail.com! Não somos perfeitos, mas sempre é possível melhorar!

bottom of page