• Leonardo Ritter

Cap. 2.6. Os componentes: Capacitor de Mica

Atualizado: Mar 11

Mais um artigo da série sobre eletrônica, desta vez sobre o capacitor de mica!

Capacitores de mica de 390 pF por 500 Volts

Imagem 1


Os capacitores de mica são componentes eletrônicos que funcionam da mesma forma que outros tipos de capacitores, sua única diferença é seu dielétrico, que é composto de silicato!

O capacitor de mica é excelente para aplicações de ressonância, isto é, radiofrequência, sendo excelentes em qualquer aplicação de alta frequência. São capacitores bastante precisos, estáveis no quesito temperatura, com baixa tolerância e com capacitância na ordem de algumas centenas de picoFarads.

Imagem 2


Capacitores de mica também costumam ter tensão de isolamento elevada e possuem uma vida útil extensa. Por exemplo, os capacitores na imagem de capa do artigo possuem uma tensão de ruptura de 500 Volts.

Estas são as principais características deste pequeno componente.

Por ter uma rigidez dielétrica excelente, a mica é utilizada em capacitores. Se você leu os artigos sobre capacitores de plástico, ficará melhor de entender como é por dentro de um capacitor de mica!

Para ler o artigo sobre capacitores de plástico, CLIQUE AQUI!

Basicamente, um capacitor de mica é uma película de silicato disposta sobre um filme metálico, podendo ser Alumínio ou Prata. Assim como nos capacitores de plástico, há dois filmes metálicos, um para cada terminal. Este tipo de capacitor não possui polo positivo e negativo definido, podendo ser colocado em qualquer posição no circuito. A proteção contra poeira e danos é uma capa de epóxi ou outra resina qualquer.


Vou citar o trecho do artigo técnico sobre capacitores de plástico:


"A estrutura interna destes capacitores, normalmente é composta por dois filmes de plástico. Nos dois filmes, uma película metálica é colocada sobre uma das faces, sendo que, uma das bordas de cada filme não recebe esta película.

As faces que não possuem esta película metálica são juntadas e os dois filmes são enrolados. Os dois terminais são soldados nas extremidades deste enrolamento.

Esta película, normalmente é de Alumínio.(...)"


Como foi dito, nos capacitores de mica a película não é plástica, mas sim de silicato!

Veja abaixo, o diagrama simplificado dos capacitores de mica:

Diagrama simplificado do capacitor de mica

Diagrama 1


OBSERVAÇÃO: No diagrama acima, o desenho está mostrando um sanduíche de camadas de metal e Mica, mas como foi dito na explicação, é apenas dois filmes metálicos com mica que são dobrados (ou enrolados, como preferir) várias vezes e então prensados, dando a impressão de serem multicamadas.

CURIOSIDADE: A mica é o nome dado aos minerais do grupo dos filossilicatos, que são compostos principalmente à base de Silício, Oxigênio e Alumínio, e possuem propriedades físico-químicas específicas, pois apresentam diferentes cátions (K, Na, Ca...) e / ou aniôns (Mg, Fe, Mn, Al, OH...) em sua estrutura cristalina.


CURIOSIDADE: "filo" vem do grego "Phylon" e significa "folha". Os filossilicatos se caracterizam por uma estrutura cristalina de tetraedros de Si2O5 que se unem em duas dimensões, do que resulta em folhas paralelas entre si.


CURIOSIDADE: Mas por que o nome "mica"?

Os silicatos são materiais brilhosos por natureza e possuem o nome popular "mica" pois, cogita-se que seja derivado da palavra "micare", que vem do latim e significa "brilho".


Existem vários tipos de silicatos, como exemplo posso citar alguns filossilicatos: a biotita, moscovita, lepidolita, flogopita (um tipo de biotita), zinwaldita e a margarita.

-> CLIQUE AQUI (PDF), e veja alguns detalhes sobre o mercado de filossilicatos em 2009.

Capacitores de mica antigos também utilizavam cores para a identificação! A pintura em sua carcaça era um pouco diferente. Abaixo, a tabela de cores e o esquema para identificar o componente.

Identificação de capacitores de mica antigos

Tabela 1


Atualmente, são utilizados capacitores com numeração normal, sem muitas dificuldades para identifica-los.

É válido lembrar que, existem capacitores de mica com dois pinos, um em cada terminal (as fotos do cabeçalho do artigo são de capacitores com pinos) e, capacitores com apenas dois contatos para serem soldados direto na superfície da placa (os SMD - apesar de ser raro capacitores de mica em formato SMD, pois por natureza são mais avantajados em tamanho se comparado com os de cerâmica e de tântalo). Os capacitores com contatos ocupam menos espaço.

Os capacitores de mica conhecidos com "capacitores castanha" são normalmente feitos sob encomenda e suportam elevados níveis de tensão e de frequência, normalmente valores que um capacitor comum não suportaria. Alguns são criados e testados especialmente para trabalharem em uma frequência específica. Veja uma imagem destes capacitores abaixo:

Capacitor castanha (de mica)

Imagem 3


Este é o principal sobre capacitores de mica! Sempre que algo relacionado a este artigo for descoberto, ele será atualizado!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Achou que falta alguma coisa? Mande um e-mail para hardwarecentrallr@gmail.com. Sua participação é imprescindível para o progresso da página!

FONTES e CRÉDITOS

Texto, tabela e desenhos: Leonardo Ritter

Imagens: Google imagens

Fontes: Mundo Educação; www.py2bbs.qsl.br; www.eletrica.ufpr.br; artigo técnico do HC sobre capacitores de plástico.

Última atualização: 11 de Março de 2021.

1,050 visualizações